terça-feira, 4 de novembro de 2008

DAQUI POR DIANTE


Está acontecendo na Praça de Eventos do Montes Claros Shopping uma belíssima exposição de artesanato do barro. O evento trata-se da segunda versão do Daqui Por Diante e desta vez ele acontece em homenagem ao centenário de nascimento do ilustre escritor mineiro, João Guimarães Rosa. Por essa razão a exposição contém 100 peças do artesanato montes-clarense, e em cada uma delas leva a assinatura da competentíssima artesã do barro Ana Maria de Castro, conhecida por Roxa, “que é hoje símbolo histórico do artesanato da cidade”. Todas as peças foram brilhantemente ilustradas por uma centena de artistas plásticos, arquitetos, decoradores, designers, publicitários, grafiteiros e outros profissionais da arte. Além da divulgação da arte e da cultura de nossa terra, o evento ainda tem o caráter filantrópico, até porque a sua renda será transferida em benefícios para a Casa Santa Bernadete, o Projeto Presente, o Grappa e a Casa da Imprensa.

Na abertura da exposição Daqui Por Diante, o eminente acadêmico de letras, Wanderlino Arruda, falou da importância do acontecimento. Exaltou com entusiasmo o trabalho harmonioso e ilustrativo da cerâmica camponesa realizado por uma centena de artistas montes-clarenses. Todas as peças de cerâmica, com a pluralidade do material utilizado, tinham o mesmo formato, pois elas representam uma moringa de barro onde na sua tampa apresenta-nos com traços perfeitos de uma figura humana (uma boneca camponesa). Nota-se que o trabalho dos artistas plásticos convida o espectador a viajar pelo sertão Norte Mineiro numa caminhada a sumir de vista. São nas mensagens encontradas nas peças que deparamos-nos com situações das mais inusitadas possíveis: o cangaceiro, o oratório, as noivas e tantas outras representações, sempre com o objetivo de retratar o grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Em algumas bonecas camponesas há uma forte carga afetiva em suas assemblages, o que se destaca uma das outras pelo colorido e pela arrumação. Portanto, na exposição Daqui Por Diante, o seu conjunto – de bonecas camponesas – reforça a importância da criatividade como um dos principais itens a ser analisado pelo espectador. Impossível não se emocionar diante das belíssimas bonecas camponesas. Impossível!

Para não invocar senão mais um exemplo, assinalamos que esse vitorioso evento traduz, numa alta carga emotiva, a arte em fatos novos para a história do nosso povo e de nossa terra. Acreditamos, com muita convicção, que é este o papel dos artistas montes-clarenses. Daqui Por Diante sempre será, daqui por diante, um acontecimento anual que leva a marca do sucesso e o acolhimento de um seleto público. Certamente que a terceira mostra Daqui Por Diante trará inovações em diversos sentidos. O perfeito entrosamento do artesanato de barro com as artes plásticas foi um primor, mas sentimos a falta da classe literária que, também, poderia colaborar, elaborando um pequeno texto (poesia ou prosa) para cada peça ali exposta. Portanto, fica aqui a nossa humilde e despretensiosa sugestão.

Agora na contemporaneidade a arte passou a ser quase sempre arte. E é por isso que compreendemos o entusiasmo de seus promotores. Para Viviane Marques, Caico Siufi, Felicidade Tupinambá e Andréia Prates a questão da arte é vida, enquanto a vida é tão somente uma arte. A egrégia Academia Montesclarense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros estiveram representados no evento. A exposição Daqui Por Diante permanecerá na Praça de Eventos do Montes Claros Shopping durante toda essa semana, oportunidade única para que o povo montes-clarense possa conhecer melhor o trabalho dos nossos artistas plásticos e, em especial, o artesanato de Ana Maria de Castro, a Roxa. Parabéns!


DÁRIO TEIXEIRA COTRIM

Nenhum comentário: