domingo, 15 de março de 2009

BOTAR O PAPO EM DIA


Dário Teixeira Cotrim

A Secretaria Municipal de Cultura resgata, com extrema felicidade, o projeto “Botar o Papo em Dia”. Nas grandes cidades brasileiras há projetos semelhantes a este que há muito já vem acontecendo com esse mesmo objetivo: o de interagir as pessoas e, consequentemente construir entre elas novas amizades. Por tudo isso e por muito mais além é que é necessário o retorno desse projeto, o que já acontecia algum tempo atrás nos nossos montes-bares-claros. Entretanto, agora “Botar o Papo em Dia” volta com roupagem nova, muito mais dinâmico e muito mais empolgante; com apresentações musicais de qualidade inquestionável e sob a organização de um seleto grupo de pessoas, todas elas compromissadas totalmente com o sucesso do evento. Nota-se que desta vez o projeto “Botar o Papo em Dia” aconteceu no aconchegante barzinho Quintal, que esteve superlotado, marcando assim o início de uma nova temporada na Cultura da nossa querida cidade de Montes Claros.

As atrações musicais daquele momento inesquecível ficaram por conta dos cantores, maia y boavista, uma dupla de real sucesso que já conta com cinco anos de uma brilhante parceria e que, a cada instante se afirma no extraordinário conjunto da música popular brasileira. Também houve a belíssima apresentação do notável cantor Marcelo de Paula e, na seqüência, do inimitável Pedro Boi, com o seu magnífico repertório da música de raízes. Como sempre acontece, é muito importante a valorização do artista da terra para assim divulgamos a nossa arte, as nossas tradições e os nossos costumes.

O evento, por outro lado, é um caminho alternativo e muito mais eficaz para cingir os novos laços de amizades e, sobretudo, resgatar as velhas reminiscências que o tempo se encarregou de colocá-las num ostracismo um tanto quanto distante dos nossos horizontes. Assim, a Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, sob o comando de Ildeu Braúna, vem adotando um comportamento de valorização nas relações de amizades e também na divulgação de trabalhos culturais para todos os segmentos da sociedade. Mensalmente, “Botar o Papo em Dia” estará presente em lugares e serem definidos pela administração do Centro de Cultural “Hermes de Paula”, com o mesmo status, com a mesma vocação e a mesma paixão de quem gosta de uma boa música e também de jogar conversa fora.

Tradicionalmente a cidade de Montes Claros “da arte e da cultura” sempre teve os seus pontos de encontros (o Café Galo, por exemplo). Os artistas das artes cênicas, os das artes plásticas, os poetas da literatura de cordel e os escritores formavam grupos que ao longo do tempo discutiam os problemas sociais, existentes, com tamanha envergadura e responsabilidade que nada poderia ser decidido em prol da sociedade sem a participação dessas classes artísticas. De qualquer modo, a presença mítica das artes nesses encontros é perfeitamente compreensível e a propósito disso é que a nova administração vem incentivando, com razão, o despertar de uma nova era para que a cultura de Montes Claros possa ser referência para as outras cidades mineiras.

“Botar o Papo em Dia” voltou a estar sob a mira dos holofotes. Primeiro devido ao grande sucesso na realização do evento no barzinho Quintal. Segundo, porque vem despertando na população montesclarense uma ótima e singular opção de lazer e também de confraternização. Por tudo isso, podemos afirmar que o trabalho social-artístico realizado pela Secretaria Municipal de Cultura é um grito de liberdade, pois não precisa de ingressos para ser visto senão a presença maciça do povo.

Academia Montesclarense de Letras
Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Nenhum comentário: