sexta-feira, 6 de março de 2009

O OLHAR FEMININO


A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura preparou com extrema competência a exposição de artes plásticas que leva o nome de “Olhar Feminino”. O vernissage aconteceu na Galeria de Artes Godofredo Guedes, nesta manhã de domingo e se estenderá até o dia oito de março de 2009. São obras de quinzes artistas plásticas de Montes Claros assim como se segue: Áurea Teixeira, Celeste Rodrigues, Conceição Melo, Eunice Ferreira, Elda Veloso, Guilhemina Lúcia, Jussara Nassau, Lúcia Cangussú, Lirs Helena, Márcia Prates, Maristela Sacramento, Cristina Rabelo, Raquel Monteiro, Terezinha Guedes e Zezé Rodrigues.

A arte tem que ser de todos para todos. Essa é a idéia que vem motivando os organizadores do primeiro Salão de Artes Plásticas. O projeto “Olhar feminino” que teve a iniciativa dos dinâmicos diretores do Centro Cultural, a jovem Rita Maluf e o artesão Roberto Marques, foi idealizado com a finalidade de homenagear a MULHER. Trata-se, pois, de uma exposição de quinze obras das artistas plásticas contemporâneas, mas todas já com trabalhos consagrados pelo grande público montesclarense.

Devido à importância do evento e a qualidade dos trabalhos apresentados, o ideal seria comentar trabalho por trabalho e nos seus mínimos detalhes. Entretanto, não existindo essa possibilidade, por falta de espaço, mas é o que pretendemos assim fazer mais adiante. Sobre o conjunto de obras nós não poderíamos deixar de falar da excelente qualidade de cada uma delas, haja vista que nem sempre existe a oportunidade de reunir, num só evento, um seleto grupo de artista de tamanha envergadura. A coletiva oferece, ao grande público, um momento único de apreciar técnicas diferenciadas e, também, o contraponto de cada obra e como as artistas retratam as suas impressões de cores e rabiscos em cada tela. As particularidades apresentadas no “Olhar Feminino” realçam as imagens mais singelas, como a expressão de uma mãe que amamenta o filho ou, as vivas cores utilizadas em exaustão por todas as participantes.

É um trabalho profícuo direcionado pela Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros e que já vem dando demonstração do que deverá acontecer até o final deste ano. O espaço cultural do Centro de Cultura Hermes de Paula será diminuto para abrigar todos os projetos em pauta para o momento. Há se de criar variantes culturais na cidade, descentralizando as apresentações para outros espaços. Será assim porque uma boa parte das obras de nossas artistas plásticas não poderá ser visível. Pelo menos, não no sentido sensorial, mas no sentido presencial.


DÁRIO TEIXEIRA COTRIM

Nenhum comentário: